Household 2017

Household revela fabricantes de limpeza ávidos por inovação

Fabricantes de produtos de limpeza e auto care buscam soluções em matérias-primas para trabalharem lançamentos e inovações no Brasil, em todas as regiões. A velocidade e a necessidade são similares às do mercado de higiene e beleza. Diante desse cenário de indústrias ávidas por desenvolvimento, as fornecedoras respondem à altura.

Isso ficou claro no Seminário Household & Auto Care 2017, realizado no início deste semestre em São Paulo, com promoção da H&C. E as novidades apresentadas e discutidas estão a todo vapor neste momento.

para 2018, o evento promete ampliação, com o retorno da exposição por meio de estandes; neste ano, contou apenas com as tradicionais palestras e balcões de relacionamento, entre visitantes e expositores.

O empreendedor Rony Abreu, da Poli Limp, participou do Seminário e saiu satisfeito. Seu pai é dono do Pit Stop, um lava-jato de 33 anos de São Gonçalo (RJ), que agora pretende partir para a fabricação de seus próprios produtos para cuidados com o carro. “Temos de manter o foco no diferencial, e por isso escolhi o Household, pois aqui encontramos possibilidades para estudar novos itens”, diz.

Valor agregado – A Indústria e Comércio de Sabão Zavaski, fabricante e distribuidora de produtos de limpeza de Braço do Norte, de Santa Catarina, também buscou alternativas no Household para incrementar o seu portfólio. A empresa acaba de lançar seus amaciantes concentrados e pretende investir em inovação.

A reportagem da H&C conversou com Ivolir Souza, química responsável da empresa, logo que ela saiu do balcão de atendimento de um expositor que apresentava novidades em enzimas para produtos de cuidados com as roupas.

Para Ivolir, o evento foi fundamental para estreitar relacionamentos e estimular ideias. “Recebemos muita informação técnica, tivemos contato direto com muitos fornecedores e isso ajuda a sermos mais criativos, além de reciclar conhecimento, tudo para pensarmos em novos produtos e melhorias para os itens que já fabricamos”, afirma.

O diretor da Dragon, Jorge Unterleider, também esteve presente e destacou a oportunidade da implementação de valor agregado no setor de limpeza.

“Trabalhamos com nicho, sempre em busca de soluções premium, esse é o foco do nosso negócio, e aqui no Household, nas palestras, sempre apareceu essa vertente”, diz.

Aplicabilidade – A especialista de mercado Karina Merulla, da Química Amparo – fabricante de produtos Ypê – afirma que todas as palestras foram interessantes por mostrarem seus diferentes pontos de vistas sobre as inovações desenvolvidas e aplicabilidades no cotidiano do consumidor final.

“As empresas estavam bem alinhadas com o que tem saído sobre tendências e comportamento do futuro e ficou evidente que tudo o que foi desenvolvido foi pensando nisso”, diz.

Para Karina, o conhecimento compartilhado pode ser aplicado. Ela destaca que foi possível encontrar insights tanto nas apresentações mais técnicas, mais voltadas ao pessoal de pesquisa e desenvolvimento, quanto nas direcionadas aos profissionais de marketing e vendas.

“A Ypê é uma empresa que se preocupa muito com as pessoas e com o meio ambiente, dessa maneira, sabendo sobre como determinados ativos foram fabricados, testados e eventuais aplicabilidades finais, podemos analisar se a fabricação dele está em linha com o que gostaríamos de ter em nossos ingredientes e se a aplicabilidade dele está de acordo com nosso valor de cuidar, seja das pessoas, do meio ambiente, da casa, etc”, afirma Karina.

“O que foi apresentado nos seminários também nos permite alinhar nossos próprios argumentos de marketing e também foi importante para nos alimentar com ideias inovadoras para um futuro próximo”, completa.

Marcelo Meirelles, da Planeta Azul/Planeta Eco, também considerou o evento importante para seus negócios. Para o empresário, o seminário mesclou muito bem a área química e a área de aplicação. “Fora que as mesas (balcões) de negócios com muitos fornecedores e os debates finais de discussões sobre melhorias foram fundamentais para complementar”, diz.

Elvis Barreto, do comitê técnico do Household & Auto Care, afirma que a sessão final nos dias do seminário trouxe muitas perguntas e esclarecimentos relevantes, com debates inclusive de temas macro, como mercado global, e que esse modelo é muito usado em eventos fora do País. “Penso que poderíamos fazer até mais inserções durante o dia de seminário, quem sabe seja uma novidade para próximas edições”, diz.

Internacional – Grandes fabricantes de fora do Brasil também apostaram no Household & Auto Care para buscar conhecimento e novidades e gostaram do que viram no País. Um deles é a Fino, que tem plantas em Santa Cruz e Cochabamba, na Bolívia. Em limpeza, a empresa atua principalmente com a marca Uno.

Para o gerente de desenvolvimento Carlos Meyer, os destaques foram as apresentações de novos aditivos e de temas realmente relacionados à sustentabilidade. “O foco em sustentáveis, mais as tendências de mercado foram muito bem abordados”, afirma o executivo da Fino.

Os profissionais de desenvolvimento da Alicorp, fabricante do Peru, também aprovaram. Giovanna Bustinza e Rafael Villa ressaltaram que, no evento, foi compartilhado muita informação do setor no Brasil, mas que isso é pertinente para eles. “O Brasil é o mercado número 1, aqui buscamos informações técnicas e oportunidades de negócios que possam gerar melhorias para os nossos produtos”, afirma Rafael

Auto care – Novidades para cuidados com os carros também foram abordadas e chamaram a atenção. Na opinião de Silvio França, químico supervisor de P&D da Petroplus, detentora da marca STP no Brasil, foram apresentados conteúdos que podem ser implementados pela empresa.

“Estamos vivendo um momento de reformulações, inclusive com lançamentos previstos, como uma nova linha de produtos com ingredientes biodegradáveis”, revela. A empresa de Campo Grande (MS), está trazendo ao Brasil uma nova linha da marca norte-americana Armor All, conta França. Seu colega de área da Petroplus, Rafael Silva, também aprovou o seminário. “Nos deparamos com palestras ágeis e eficazes”, diz.

Nordeste – Fabricantes da Região Nordeste participaram do Household e contam que absorveram conhecimento e compartilharam experiências importantes para suas empresas e para o setor em geral. Estiveram presentes profissionais da Aquaflex, Sucroquímica, Raymundo da Fonte, J&S Fragrâncias e Benzoquímica.

Fátima Salazar, presidente do Sindicato das Indústrias de Sabão e Velas no Estado de Pernambuco (Sindilimpe), afirma que o Household é um evento que há bastante tempo foi pioneiro para disseminar informações técnicas para as empresas da região e que essa contribuição é fundamental para o desenvolvimento.

“Um dos desafios do setor é que nem sempre é necessário usar muita tecnologia, mas só se mantém no mercado quem investe em inovação, e o consumidor deve perceber isso”, diz.

Eligleidson Silva, vice-diretor da J&S Fragrâncias, de Pernambuco – distribuidora exclusiva da Citratus em Pernambuco e Paraíba – afirma que empresas nordestinas estão a todo vapor e buscando aprimoramento. O executivo revela que a empresa cresceu 45% em faturamento de 2015 para 2016 e que no primeiro semestre de 2017 o incremento em valor foi de 62%. Quanto ao Household, ele é categórico: “oferece possibilidades para o desenvolvimento de novas tecnologias”.

“Um ponto importante é que nós temos um relacionamento muito forte com os nossos clientes e o conhecimento que estou levando servirá não apenas para a nossa empresa em si, mas para compartilhar e auxiliar no desenvolvimento de produtos de nossos parceiros”, ressalta Silva.

Quem também buscou inspiração em São Paulo foi a Benzoquímica, de Pernambuco. E olha que se der oportunidade, a fabricante aproveita. Uma de suas marcas que anda fazendo sucesso é Panda, que recebeu esse nome devido a uma viagem que um dos sócios-proprietários fez à China. “O Panda me inspirou e por isso escolhemos o nome, inclusive para nos aproximar das crianças, que serão nossos futuros consumidores”, diz o diretor Alfredo Salazar.

 

.

Galeria de Fotos

Veja como foram nossas edicoes anteriores

Action

Garanta já a sua presença

Um evento acima da expectativa, clique ao lado e participe!

Contato

Temos certeza que podemos desenvolver ações que irão ajudá-los a atingir
suas metas e adquirir visibilidade. Entre em contato conosco e vamos conversar.



Promoção
Revista H&C / FREEDOM Comunicações
Rua Rio da Prata, 164 - São Paulo - SP - CEP: 04571-210

Fone 11 3849-0094
WhatsApp 11 98185-1700



Patrocinadores e Apoio de 2017

Patrocínio Ouro



Patrocínio Prata




Patrocínio Bronze



Apoio Institucional




Inteligência de Mercado

Mídia Oficial e Realização