Household 2016

Um evento acima da expectativa

Household & Auto Care 2016 trouxe novidades e contribuiu
para o desenvolvimento profissional do setor

Ainda que em um período de crise econômica e turbulência política, quando o país costuma sentir os efeitos negativos de maneira abrangente, o evento mais tradicional do setor de produtos de limpeza e afins teve saldo muito positivo. O Seminário Household & Auto Care 2016 foi realizado no Matsubara Hotel, em São Paulo, de 16 a 18 de agosto. Esta edição não contou com a área de exposição comercial, mas trouxe muitas novidades para o seminário.

Entre as inovações deste ano, o novo formato foi o protagonista. Cada dia do evento abordou um tema de forma completa, com palestras de diversas áreas e pontos de vista do mesmo assunto. Por isso, o modelo foi chamado de plataformas. Na abertura, as apresentações foram direcionadas à temática Marketing e Gestão para Resultados Excelentes. O segundo dia reuniu palestrantes conectados a Ciência e Tecnologia para Respostas Eficazes. Já no encerramento, o tema foi Aplicações para Encantar e Conquistar o Consumidor.

 

Resultados – O evento reúne, tradicionalmente, profissionais qualificados que atuam em toda a cadeia produtiva, em diversas áreas, como P&D, controle de qualidade, suprimentos, marketing e gestão. Nesse ano, o seminário contou com 260 participantes.
“Agradeço aos nossos patrocinadores, que acreditaram no potencial do evento, a todos os visitantes e ao pessoal que nos apoiou, especialmente, os profissionais do comitê técnico, que foram fundamentais para realizarmos um evento excelente”, afirma Neiri Bozzolo, diretora-geral do seminário e editora da revista H&C.

A estratégia de incluir um novo modelo de organização na agenda agradou. Participantes contaram que essa decisão deixou o evento mais dinâmico, atraente e eficiente. Ricardo Pedro, gerente técnico de personal e home care da Lubrizol, explica. “O formato adotado permitiu excelente interação dos participantes com os palestrantes, pois as perguntas, ao final de cada dia, foram focadas no tema, gerando produtividade.”

Na opinião de Ricardo Pedro, o Seminário 2016 “foi muito bom por apresentar temas atuais e bastante técnicos, em linguagem simples e palestras com tempo suficiente para passar as mensagens de forma didática e completa”. O executivo ressalta ainda as oportunidades de fortalecer o networking. “Os coffee breaks foram feitos em número e duração apropriados”, ilustra.


Inovação – O Espaço da Formulação, realizado nos dois últimos dias do evento, demonstrou, na prática, a aplicação de ativos de diversas categorias. Além de agregar valor ao conteúdo oferecido, esta inovação serve como um respiro e ponto de apoio para renovar a energia dos participantes. “Isso foi primordial para evitar o cansaço do público com as palestras somente faladas, sem falar das demonstrações totalmente contextualizadas nas sessões diárias, também muito interessantes”, diz Ricardo Pedro.

Luiz Antonio da Silva, gerente técnico de home care da Basf, também aprovou. “Esse espaço propiciou novas oportunidades para demonstração de conceitos e esclarecimentos adicionais”, diz.

Para ele, aliás, o evento teve qualidade e dinâmica superiores às resultantes de edições anteriores. “Apresentações bem interessantes despertaram o interesse da audiência”, afirma. “Os palestrantes foram bastante consultados durante o evento, demonstrando um networking muito positivo”.
Em sua opinião, ainda há espaço para crescer e melhorar. “Alguns ajustes talvez sejam necessários, mas acredito que estamos no caminho certo para fazer desse seminário o evento técnico referência para os mercados de auto e home care e limpeza institucional na América do Sul”, afirma.
Quem também notou melhorias foi Jessica Artioli, executiva da área de Marketing da Basf para essa região. “O evento elevou o seu nível, se comparado às edições dos outros anos”, diz. “O Espaço da Formulação foi uma excelente e muito importante inovação, pois permite ao público a interação e a tangibilidade de ver na prática a performance dos produtos apresentados”.

De acordo com Neiri Bozzolo, a ideia foi tão bem recebida que deve ganhar ainda mais importância no futuro, com uma área dedicada somente a essa finalidade. Neste ano, o Espaço da Formulação foi realizado no auditório das palestras.

“Como provedores de soluções inovadoras com o portfólio mais completo da indústria de home care, acreditamos e incentivamos eventos que estimulam a inovação e contribuem para o crescimento e consolidação do mercado como um todo”, afirma Jessica Artioli. A executiva ressalta que a empresa estimula ações para que o mercado local possa chegar a patamares mais altos, já presentes em outras regiões mais desenvolvidas, em aspectos de qualidade e efetividade em processos produtivos, desempenho de produtos e atividades sustentáveis em toda a cadeia.

 

Benefícios – Para Eraldo Pereira, diretor da Evonik para o mercado de limpeza na América Latina, patrocinar o Seminário Household & Auto Care trouxe diversos benefícios. “O resultado foi excelente, conhecemos novos clientes, fizemos novos contatos e também conseguimos demonstrar de forma prática a aplicação de nossa linha de produtos Car Care no Espaço da Formulação”, diz.

O executivo afirma que valeu a pena investir no evento, principalmente para expor a marca Evonik no segmento de household care. “Para nós, é importante divulgar a marca e o nosso portfólio, pois, recentemente, inauguramos uma fábrica de ingredientes para o segmento de cosméticos e produtos para o lar, household care, em Americana, interior de São Paulo. Nosso portfólio conta com betaínas especiais e esterquat, entre outras especialidades nesse segmento”, completa.

O bom resultado já ecoou no mercado. Segundo Elaine Santos, que trabalha com Eraldo na Evonik, o novo formato e, principalmente, a organização do evento fez com que a empresa recebesse alguns feedbacks positivos de seus clientes. “Fico contente que o evento tenha sofrido essa repaginação e que a organização teve a preocupação em atender às expectativas de um público técnico e comercial”, diz.

O desafio para que o evento se concretizasse nesse período delicado da economia brasileira foi vencido. “O mais importante é ter perseverança e estar aberto às mudanças de mercado”, afirma a executiva. “Eu diria que o Household deste ano renasceu das cinzas, como a fênix”,acrescenta. “Valeu à pena o investimento e, neste perfil, também estaremos juntos nos próximos anos”, revela.

Rafael Belline, gerente de marketing da Vantage Specialty Chemicals também aprovou. "A Vantage viu nesse seminário um investimento importante para compartilhar sua marca com o mercado e também apresentar produtos que possam atender às necessidades e busca por inovação", diz. Para a próxima edição, o executivo espera um número maior de clientes.

Em geral, organizadores do Household & Auto Care 2016 apontaram o trabalho em equipe como o personagem principal e responsável pela superação e consequente vitória. Um fator que ajudou a desenvolver um seminário alinhado com as expectativas do público foi a pesquisa prévia realizada pela organização. “Com isso, foi possível conhecer as necessidades e os desejos dos participantes antes de bater o martelo de como seria o evento”, conta Neiri Bozzolo. “Em 2017 tem mais, até lá”.

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