Artigo - Mercado de Produtos de Limpeza

Rumo a 2020

Projeção de um setor cada vez mais sustentável

 

Considerando o cenário mundial, o Brasil é o quarto maior mercado de produtos de limpeza, segundo levantamentos realizados por institutos de pesquisa (Euromonitor, Kantar e Nielsen) em parceria com a Abipla. No país, o setor fica atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Estudo da Euromonitor apresentou recentemente que o setor de produtos de limpeza movimentou cerca de US$ 5,8 bilhões no País, em 2015, e projeta  uma alta aproximada de 40% em 2020, atingindo cerca de US$ 8,1 bilhões.

Esse é um mercado de extrema importância para os negócios das empresas que atuam em toda a cadeia produtiva, para a economia brasileira e, principalmente, para a vida das pessoas. No nosso país, o setor de household (higiene e limpeza) alcança 100% dos municípios e gera em torno de 50 mil empregos diretos. As indústrias brasileiras de produtos de limpeza representam 10,2% do PIB da Indústria Química de uso final, sem petróleo.

Mesmo em momentos de desafios, a nossa indústria segue firme, rumo à recuperação do crescimento. Entre 2008 e 2015, o setor evoluiu bastante e o grande destaque ficou por conta dos produtos multifuncionais, que registraram crescimento de 136,4% (13,1% ao ano) no valor de vendas, de acordo com pesquisa da Nielsen. Neste mesmo período, os limpadores de banheiro, com índice de 133,9% (12,9% ao ano), e os produtos à base de cloro, apresentaram alta de 113,1% (11,4% ao ano).

Recente estudo da Kantar apontou que os produtos de cuidados para as roupas – amaciantes e detergentes – dominam o mercado de produtos de limpeza. O levantamento sinaliza que o segmento de detergentes, o principal do setor, conquistou aderência de mercado de 238,9 mil toneladas e expansão de 9,6% por ano no valor de vendas, entre 2008 e 2015.

Sustentabilidade – Há quatro décadas a Abipla atua nos segmentos Doméstico & Institucional & Piscinas, Insumos e Matérias-Primas e Serviços Industriais e Especializados, tendo como frentes de trabalho: meio ambiente, regulação, tecnologia, agenda tributária, combate à informalidade, comércio exterior, desenvolvimento de mercado e sustentabilidade social.

Todas essas áreas são de extrema importância para o desenvolvimento do setor, porém destaco a sustentabilidade como questão central e ampla. Temos de trabalhar na compactação e concentração de produtos, trazendo novas tecnologias com melhores aditivos que gastem menos água e diminuam as embalagens, reduzindo a emissão de CO2 durante o transporte trazendo benefícios para o meio-ambiente e para o consumidor.

Não dá para deixar de falar de sustentabilidade. Esse é o grande ponto do setor, pelo tipo de material que trata, pelo resíduo sólido e pela quantidade de produtos que vende, uma vez que estão em 100% dos lares brasileiros.

Essa é a grande questão que apresento para todos refletirem, estudarem e tomarem as melhores decisões.

 

Galeria de Fotos

Veja em imagens como foi o nosso evento Household no ano passado!

Action

Garanta já a sua presença

Um evento acima da expectativa, clique ao lado e participe!

Contato

Temos certeza que podemos desenvolver ações que irão ajudá-los a atingir
suas metas e adquirir visibilidade. Entre em contato conosco e vamos conversar.



Promoção
Revista H&C / FREEDOM Comunicações
Rua Rio da Prata, 164 - São Paulo - SP - CEP: 04571-210

Fone 11 3849-0094
WhatsApp 11 98185-1700



Patrocinadores e Apoio de 2017

Patrocínio Ouro



Patrocínio Prata




Patrocínio Bronze



Apoio Institucional




Inteligência de Mercado

Mídia Oficial e Realização